Entre as 25 profissões que estão em ascensão no ano de 2024, temos o cargo de Enfermeiro Intensivista em 23º colocado. O trabalho na área está ganhando força desde 2017.
Este dado foi fornecido por uma pesquisa da plataforma LinkedIn – uma rede social focada unicamente na carreira profissional. A lista trouxe cargos da tecnologia, e o Enfermeiro Intensivista foi a única profissão da área da saúde a ser citada.
O estudo levou em conta dados utilizados nos perfis dos usuários e de empresas, os quais avaliam áreas com mais demandas nos últimos 5 anos. Então, para isso, os cargos precisavam estar em um crescimento consistente na base de usuários e, ainda, ter um aumento significativo em 2024.
Qual a importância da profissão?
O Enfermeiro Intensivista é quem cuida dos pacientes mais críticos, com terapia intensiva dentro da UTI, por isso o nome intensivista. Dessa maneira, o enfermeiro está junto ao paciente e também atua na gestão da equipe multidisciplinar em saúde. Ou seja, esse profissional precisa ser completo, atuando tanto no hospital ou nas UPAs.
Ser responsável por essa área não é fácil, e muito menos simples. Afinal, são diversas ações que são feitas para o cuidado dos pacientes, entre elas banho, troca de curativos, administração de medicamentos e monitoramento da hemodinâmica do indivíduo.
É preciso ter algumas competências para seguir essa profissão. Então, além do conhecimento técnico e científico, é preciso ter liderança, capacidade de trabalhar em equipe, ter uma visão holística do cuidado. Além disso, conseguir tomar decisões, ser comunicativo, ter inciativa, comprometimento, ética e dedicação.
Como se especializar?
Para seguir a profissão de Enfermeiro Intensivista você precisa fazer um curso de especialização. Por isso, a Nobre Educação disponibilizou uma nova turma para você começar seu curso dentro de uma das profissões mais promissoras.
Maiores informações em nosso site.


